Attero || Paper Maps

novembro 24, 2017


Eu disse-vos no anterior Paper Maps que visitei três exposições numa tarde, neste post falaremos de Attero de Bordalo II.

A arte de Bordalo II pode causa certo desconforto a imensas pessoas. Artistas que pegam em lixo e tornam-no em arte, causa sempre esta comichão à maioria do público. Este movimento de tornar lixo em arte vem do século passado, no entanto Bordalo II tem, a meu ver, uma capacidade acrescida de dar valor àquilo que outrora foi desperdício.


É a pensar no desperdício e nos problemas ambientais que o artista crítica a atual sociedade consumista e os seus excessos. Ao reutilizar lixo e dar-lhes uma nova vida e perspectiva, dá-se inicio a uma cadeia de reaproveitamento e, de certa forma de reciclagem, onde o artista procura alertar para as quantidades excessivas de resíduos urbanos causados pelas populações desenvolvidas.

Falando da sua exposição, esta passa-se no antigo ateliê de Bordalo II, o que é bastante evidente pelas marcas de tinta no chão - algo que considerei interessante, pois estávamos a pisar o processo criativo dele.


A exposição está ainda divida por diferentes secções - uma com pequenas peças "teatrais" de crítica; duas secções de animais (uma de animais realistas, outra com animais numa versão mais surrealista); a seção de visualização de videos (sobre o processo do artista); o aquário e a peça mais icónica desta exposição: o autorretrato de Bordalo.


Para vossa felicidade o final da exposição foi adiada para o dia 3 de Dezembro, por isso não há cá desculpas para não irem vê-la! Há um autocarro que pára mesmo ao lado do atelier e a entrada é gratuita. Eu adorei imenso a exposição, pois é uma experiência única que nos faz refletir profundamente, ao mesmo tempo que contemplamos arte! Recomendo!

Rua de Xabregas, 49, Lisboa 

You Might Also Like

12 comentários

  1. Visitas sempre os melhores lugares argh Ana! Também quero!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou sempre à coca de exposições para visitar, that's why! Tenho uma lista enorme a para dezembro tho 🙈

      Eliminar
  2. Acabei de descobrir o teu blog e do que vi, adorei! Ganhaste mais um seguidora!
    Que exposição tão curiosa! Infelizmente moro no Algarve e não me será possível, mas adorava vê-la! Parece maravilhosa. Obrigada pela partilha.
    Beijinho

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aw que querida! Muito obrigada!
      É uma pena porque eu adorei imenso a exposição e recomendo-a de coração!

      Eliminar
  3. Gosto tanto! Parece mesmo fenomenal!
    https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que exposição absolutamente brutal babe! Adoro, adoro! Mas a terminar no dia 3 já não a consigo ver :(

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes que terás imensas outras para ver!
      Bejinhos 😘

      Eliminar
  5. A exposição parece mesmo incrível! Adorei as tuas duas últimas fotografias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! A exposição é mesmo algo de outro mundo!
      Bejinhos 😘

      Eliminar