Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes || BOOKS

outubro 01, 2017

Incrível como o primeiro  livro que vos trago é um livro para crianças. Antes de desistirem já deste post deixem-me explicar o porquê de ter adquirido este livro e o porquê de ele ser tão importante.

Numa das minhas pesquisas online por livros, deparei-me com o livro "Good Night Stories for Rebel Girls" e fiquei logo "apanhada" pelo título. Obviamente que quis saber mais do que se tratava, afinal de contas era um dos bestsellers. Este livro tem nada mais, nada menos, do que pequenos texto sobre algumas das mulheres mais marcantes a nível da História internacional!

Rapidamente percebi que este livro tem despertado não só a curiosidade dos mais pequenos mas também as dos graúdos. Fiquei curiosa mas como não estava "virada" para comprar livros nesse dia, deixei para um outro dia. E até então ficou perdido nos confins da minha memória.

Isso claro, até encontrá-lo à venda no supermercado. Longe de pensar que o livro já se encontrava à venda em Portugal e como era o último, tomei-o nas mãos - como se fosse um sinal - e trouxe-o comigo para casa.

Este livro contem, em si, 100 histórias de mulheres reais e foi apenas necessário ler as pequenas biografias das duas primeiras mulheres para perceber o quão este livro é importante - na minha cabeça pensei "Lisa Simpson would love this book".

De forma breve e simplificada, "Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes" propõem, aos mais novos, ser o primeiro contacto com o feminismo e o empoderamento da mulher na sociedade. Este livro não apresenta a tradicional história em que o príncipe salva a princesa e são felizes para sempre; pelo contrário, demonstra uma realidade maravilhosa que ensina as próximas gerações a não sonharem/esperarem por um príncipe, ensinado-os antes que qualquer um pode alcançar os seus maiores sonhos. Desde artistas a matemáticas e de rainhas a ativistas, esta é a prova real de que as pequenas meninas podem tornar-se naquilo que quiserem.

Para os mais crescidos, visto que já estamos no mundo real, absorvemos deste livro a inspiração para lutar pela igualdade e pelos nossos sonhos. Ficamos a conhecer histórias das mulheres que vieram antes de nós e que marcaram a diferença e dá-nos um "empurrão" para fazermos algo também.


As ilustrações são lindíssimas e realizadas por um número extenso de mulheres criativas. Percebe-se claramente que foi feito com grande amor e  pretende dar a conhecer aos seus leitores da capacidade que a mulher tem de criar/ser algo extraordinário.

Este é aquele livro perfeito para oferecer aos mais pequenos na época de Natal tal como um pequeno guilty pleasure para nos alimentar a alma feminista!

You Might Also Like

19 comentários

  1. Já tinha ouvido falar mas nunca tinha lido uma boa explicação sobre o livro em si. Adorei a ideia e quero muito ler e ver se fico a conhecer mais mulheres inspiradoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estava com imenso medo que o livro fosse demasiado infantil mas a realidade é que a escrita está concebida para qualquer idade e então tinha mesmo que o recomendar! Tenho a certeza de que vais adorar!

      Eliminar
  2. preciso mesmo de ler este livro :) tanto a leitura como o feminismo são áreas que me dizem muito, é importante partilhar histórias inspiradoras e não apenas das princesas que foram felizes e cuja vida correu bem porque se casaram.

    http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro super leve e cada biografia leva uns meros minutos a ser lida mas é sem dúvida lindíssimo e muito inspirador! Acho que as gerações mais novas já estavam a precisar algo mais realista, eu pelo menos teria adorado este livro quando era mais nova :)

      Eliminar
    2. sem dúvida que estão - e mesmo nós, e as nossas mães, etc, merecem esse tipo de histórias :)

      Eliminar
  3. Já conhecia o livro e, como tu, fiquei morta de curiosidade para o ver no interior mas realmente... é um livro para crianças.
    Adorei as ilustrações e a edição, mas o conteúdo - não desmerecendo, é inspirador - não é muito rico, então fiquei de pé atrás (até porque o preço não é simpático). Agora estou mais curiosa com o Wonder Women, que é um livro na mesma “vibe” mas para nós, adultos, e conto que seja mais complexo e enriquecedor! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há sempre a componente mais direta da escrita e aí já cabe a cada um de nós em perceber se nos iremos adaptar/identificar (até porque como disseste, não é assim tão acessível) :) pessoalmente, como já sabia com o que contava (e tinha imensa curiosidade) não me fez "comichão" mas lá está, sei que é um livro para outras idades ahah
      Não conhecia esse livro :o tenho que ir procurar, parece promissor!

      Eliminar
  4. Parece ser um livro super inspirador, não conhecia.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Já tinha ouvido falar mas ainda não vi à venda e gostava muito de o comprar, não pela vertente feminista mas pela importância histórica, científica e cultural que essas mulheres tiveram para o mundo. E é importante nós, adultos, não sermos os únicos a saber isso, é importante que as novas gerações também o saibam e, quem sabe, encontrarem uma inspiração. :)

    http://theincompletediary.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, não podia estar mais de acordo! Temos que partilhar, quer com as gerações mais antigas quer com as mais recentes, os feitos incríveis partilhados neste livro!

      Eliminar
  6. Achei o conceito do livro super interessante e uma iniciativa muito pertinente... A capa é mega gira adorei!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/10/my-favorite-watches.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Estou com bastante curiosidade em relação a este livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei-o super engraçado e é, sem dúvida, um daqueles livros fora do comum 💜

      Eliminar
  8. Por acaso o título é mesmo cativante!! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar