Floating Among The Books || Ana's Diary

outubro 18, 2017

Quando era mais nova odiava ler. Aborrecia-me e então apenas o fazia quando tinha mesmo que ser. Os meus pais não são leitores aficados de todo e portanto, também nunca fui estimulada a ler.

Foi quando cheguei ao meu sétimo ano (ou parecido) que comecei a ler. Passei o verão rodeada de pessoas que comentavam e trocavam livros nos seus tempos parados. Fiquei completamente apanhada no meio dos debates literários e consequentemente quis também ficar a par destas histórias fantásticas. É de relembrar que nesta altura estava na berra  vampiros, o "Crepúsculo" e livros de fantasia. Admito que a minha primeira fase literária teve em si incluída imensos - demasiados - livros de vampiros. 
Nessa altura eu devorava livros: conseguia ler dois/três livros, com quinhentas ou mais páginas, por semanas.

Entretanto comecei a ultrapassar toda esta fase do "fantástico", as histórias começavam a não causar em mim qualquer sentimento de verosimilhança e acabava por não me conseguir identificar com as personagens ou, simplesmente, não me rever na história contada. E começou então a fase de encontrar outro tipo de livros e narrativas. Isto tudo ocorreu durante o meu secundário e como já estava tão ocupada  e não sabia o que ler, acabei por perder o hábito.


Neste momento estou a voltar a educar-me a ler e era a este ponto que pretendia chegar com este post. Eu acredito que quando trabalhamos em algo, não nos podemos alienar das vertentes subentendidas dessa mesma área de trabalho. Sendo que tenho o blog, sinto que preciso de ler de forma a recuperar o vocabulário rico que outrora já tive.

Impus a mim mesma a leitura obrigatória de um livro por mês (livros com narrativa e não de poesia ou banda desenhada - pois eu também adoro esses géneros), com prioridade a livros mais icónicos e clássicos, que contribuam realmente com uma mensagem profunda e permitam uma reflexão e análise. Quero também dar prioridade aos livros a inglês,  mas isso é mais por questões éticas e pessoais.

Neste momento estou a ler o "The Handmaid's Tale". Escolhi este livro porque adorei a série e não conseguia esperar mais pelo seu regresso, preciso mesmo de saber o que vai acontecer a seguir. A mensagem transmitida pela série, já por si é muito forte e o livro obviamente que não lhe fica atrás - pelo contrário, obviamente! Assim que o acabar e se sentir que merece o seu "momento de fama" trazer-vos-ei um post sobre essa leitura. Até lá estarei a ler o meu livro durante as viagens longínquas de autocarro enquanto a chuva embate nos vidros.

(Deixem as vossas sugestões para próximas leituras!)

You Might Also Like

4 comentários

  1. Lê a trilogia Millennium!! São tão bons esses livros!!

    (tive que apagar o comentário anterior, enganei-me a escrever o título *facepalm*).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já os quero ler há imenso! Mas ainda não me preparei emocionalmente ahah
      (acontece aos melhores, tina ahah)

      Eliminar
  2. tu descreveste literalmente o meu percurso literário ahah
    infelizmente já não tenho habito nenhum de ler e isso deixa me mesmo triste
    mas esse livro parece mega interessante
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós tivemos a fase dos vampiros não é verdadeª? ahah
      Eu já me estou a voltar a habituar felizmente. Faz sempre bem conseguir abster-nos de ecrãs e usarmos apenas a nossa imaginação, para variar!
      Beijinhos

      Eliminar