Shepard Fairey Solo Show || Paper Maps

setembro 18, 2017

Sempre idolatrei todo o trabalho de Shepard Fairy! Sempre! Lembro-me de há uns quantos meses atrás ter pensado, no meu intimo, o quanto gostaria de ter oportunidade de olhar para uma obra dele ao vivo. As minhas preces foram ouvidas!


Para os mais distraídos, Shepard Fairey é o artista por de trás do tão conhecido - e em tempo na berra - cartaz da Obey tal como também criador do tão famoso poster de campanha do Obama intitulado de "Hope". Este artista tem um estilo bastante próprio com grandes influências urbanas. Tanto trabalha com stencil e graffiti como trabalha noutros suportes (madeira ou metal, por exemplo). Tanto tem trabalhos mais simples em forma como os mais complexos e detalhados, quase puras mandalas ou fotografias.

Curiosamente fiquei bastante apaixonada por um quadro que não conhecia chamado "Media Disintegration" (podem vê-lo na primeira imagem, é o segundo quadro da última fila). A meu ver este quadro é uma autêntica critica aos media, visto que há superfície temos um rosto de uma mulher - que em rápida discussão com a Inês e a Margarida, as minhas companheiras de museu desse dia, chegamos à conclusão de que é muito provavelmente a Kylie Jenner -e por baixo, rasgado, encontramos o rosto do típico dólar americano, demonstrando o desagrado do artista para com o meio. A meu ver, apenas demonstra a facilidade dos media se moldarem de acordo com o lucro que podem obter de cada situação ao invés de se manterem fieis a valores éticos e morais, antigamente tão respeitados; a possível Kylie demonstra uma geração dos media que procura distrair o espectador com conteúdos vazios. 

A exposição encontra-se na Galeria Underdogs em Braço de Prata, a entrada é gratuita e podem ver uma sala repleta de quadros do artista. A exposição encontra-se instalada até ao dia 23 de Setembro.

Posteriormente, eu e a minhas amigas fomos beber um suminho a um café lá perto (não é assim tão perto, mas elas não se importaram de me fazer a vontade) chamado Café com Calma, onde eu bebi uma limonada com hortelã, uma das minhas bebidas favoritas - só de pensar já fico com sede - e aproveitamos para por a conversa em dia.

Foi um dia muito bem passado e que venham mais iguais ou melhores!

You Might Also Like

4 comentários